fbpx

Informação ao Paciente

Guia de Dor de Dente

Por Favor selecione abaixo a melhor descrição para sua dor.

Possível Problema

Se o desconforto durar apenas alguns instantes, a sensibilidade a alimentos quentes e frios geralmente não indica um problema. A sensibilidade pode ser causada por Restauração desadaptada ou por uma recessão mínima da gengiva, que expõe pequenas áreas da superfície da raiz.

O que fazer

Tente usar cremes dentais feitos para dentes sensíveis. Pincele para cima e para baixo com um pincel macio; escovar lateralmente desgasta as superfícies expostas das raízes. Se isso não der certo, consulte seu dentista.

Possível Problema

O tratamento odontológico pode inflamar a polpa, dentro do dente, causando sensibilidade temporária.

O que fazer

Aguarde de quatro a seis semanas. Se a dor persistir ou piorar, consulte seu dentista.

Possível Problema

Existem várias causas possíveis para esse tipo de dor: cárie, restauração infiltrada ou rachadura no dente. Pode haver danos ao tecido da polpa dentro do dente.

O que fazer

Consulte um dentista para avaliação. Se o problema for um dente quebrado, seu dentista poderá enviar você a um endodontista. A dor no dente rachado é causada por danos no tecido mole interno do dente, a polpa. Endodontistas são dentistas especializados em procedimentos relacionados à polpa. O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento do canal radicular, pode aliviar essa dor.

Possível Problema

Provavelmente, isso significa que a polpa foi danificada por cárie profunda ou trauma físico.

O que fazer

Consulte o seu endodontista para salvar o dente com o tratamento do canal radicular.

Possível Problema

Um dente pode ter tido abscesso, causando a infecção do osso circundante.

O que fazer

Consulte seu endodontista para avaliação e tratamento para aliviar a dor e salvar o dente. Tome analgésicos de venda livre até encontrar o endodontista.

Possível Problema

Enxaqueca ou uma dor de cabeça na região dos seios da face é frequentemente sentida no rosto e nos dentes. O ranger de dentes, uma condição conhecida como bruxismo, também pode causar esse tipo de dor.

O que fazer

Para dor de cabeça ou enxaqueca, tente analgésicos sem receita ou remédios para sinusite. Para bruxismo, consulte seu dentista. Se a dor for intensa e crônica, consulte seu médico ou endodontista para avaliação.

Possível Problema

Às vezes, os dentes danificados pela polpa causam dor em outras partes da cabeça e pescoço, mas outros problemas dentários ou médicos podem ser responsáveis.

O que fazer

Consulte seu endodontista para avaliação. Se o problema não estiver relacionado ao dente, seu endodontista o encaminhará a um especialista ou a um médico apropriado.

Entenda a estrutura do seu dente!

Perguntas Frequentes Endodontia

O que é endodontia?

A endodontia é um ramo da odontologia reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia que envolve o tratamento da polpa (canal radicular) e dos tecidos circundantes do dente. Quando você olha seu dente no espelho, o que você vê é a coroa. O restante do dente, a parte escondida abaixo da linha da gengiva, é chamada raiz. Embora a porção externa da raiz seja um tecido duro chamado dentina, o canal interno ou “canal radicular” contém uma polpa de tecido mole, vasos sanguíneos e nervos. As bactérias introduzidas na polpa como resultado de cárie dentária, doença periodontal, fratura dentária ou outros problemas, podem danificar gravemente a polpa. Quando isso acontece, um especialista em endodontia remove a polpa doente para salvar o dente e evitar mais infecções e inflamações. Após o tratamento endodôntico bem sucedido, o dente continua a funcionar normalmente.

 

Estou preocupado com raios-x. Eu deveria Estar?

Não. Embora os raios-x sejam necessários durante o tratamento endodôntico, usamos um sistema de películas ultrarrápidas ,  que produz níveis de radiação até 60% mais baixos do que os de máquinas de raios-X convencionais já com baixas doses, além disso os aparelhos de Raios X são calibrados e vistoriados pela Vigilância Sanitária periodicamente. 

lembre-se no consultório utilizamos a radiografia periapical, veja abaixo alguns dados comparativos entre diversos exames de imagem:

  • A exposição média por pessoas proveniente de fontes naturais é de 2,4mSv/ano (CRTR***);
  • A dose de radiação de uma radiografia periapical é de 0,001 a 0,008mSv;
  • A dose de radiação de uma radiografia panorâmica é de 0,026 a 0,030mSv;
  • A dose de radiação de uma telerradiografia é de 0,02 a 0,03 mSv;
  • A dose de uma tomografia odontológica volumétrica (cone beam) é de 0,034 a 0,652mSv;
  • A dose de radiação de uma tomografia computadorizada de tórax é de 5,8mSv;
  • A dose de radiação de um vôo de Nova York a Los Angeles é de 0,040mSv (CNEN**** )

Informações Adicionais
***CRTR = Conselho Regional de Técnicos em Radiologia
****CNEN = Comissão Nacional de Energia Nuclear

O que acontece após o tratamento?

Quando a terapia do canal radicular estiver concluída, um registro do seu tratamento será enviado ao seu dentista que irá restaurar seu dente ou ao especialista em prótese Você deve entrar em contato com o Consultório dele para uma restauração de acompanhamento algumas semanas após a conclusão em nosso consultório. Seu dentista restaurador decidirá sobre que tipo de restauração é necessária para proteger seu dente. É raro os pacientes endodônticos apresentarem complicações após tratamento endodôntico de rotina ou microcirurgia. Se ocorrer um problema, no entanto, estaremos sempre disponíveis para responder.

Quanto custa tratamento de canal?

O custo associado a um tratamento endodôntico pode variar dependendo de fatores como a gravidade dos danos no dente afetado e qual dente é afetado. Em geral, o tratamento endodôntico é muito mais barato que a remoção e substituição de dentes por um dente artificial. Por favor, consulte a Política Financeira para mais informações. 

Quais novas tecnologias estão sendo usadas?

Por favor, consulte Tecnologia Avançada.

Rolar para o topo
PortugueseEnglishChinese (Simplified)SpanishItalianGerman