O bigode chinês são aquelas rugas que vão da ponta da asa do nariz até a extremidade dos lábios. São as rugas do sulco nasogeniano ou lábio-nasal, chamada também de rugas de amargura. As pessoas ficam com aspecto triste e envelhecido. Essa ruga se forma por diversos fatores: depressão óssea, perda de gordura decorrente de idade – faz com essa ruga fique mais evidente -, o ato de sorrir também evidencia essa ruga.
Não tem nada que pode ser feito para o bigode chinês desaparecer por completo, mas pode ser suavizado por meio do preenchimento. Às vezes é feita uma sustentação melhor da região de malar para que essa ruga não fique muito acentuada.O fato é que todo o procedimento é feito para suavizar, daí o resultado fica natural e esteticamente agradável.
Com os anos, essas rugas ficam cada vez mais profundas e mais visíveis. E isso incomoda muita gente. Este é um dos sinais de envelhecimento mais comum após 30 ou 40 anos. Mas, estes sinais, não estão ligados somente ao fator de idade, podendo aparecer inclusive em pessoas mais jovens, devido à predisposição genética, emagrecimento rápido, flacidez, má alimentação, tabagismo, sono ruim, falta de cuidados com a pele e até a ausência de protetor solar. Vamos ensinar da forma correta para você se cuidar e ter resultados maravilhosos.
Então, como prevenir o bigode chinês?
- Usar protetor solar diariamente
- Parar de fumar;
- Apostar em uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e fibras
- Beber bastante água;
- Praticar exercícios físicos, ter oito horas de sono também são atitudes que retardam o envelhecimento.
Estou com bigode chinês, já tentei todos os cuidados de prevenção e agora o que fazer?
Existem tratamentos muito eficientes para corrigir essas linhas e ficar com a aparência mais jovem. O ideal é que você faça uma visita a um profissional de harmonização orofacial que irá indicar o tratamento mais adequado para seu caso. A maior arma para prevenir ou tratar o bigode chinês é uma substância muito conhecido entre os profissionais de saúde estética: o ácido hialurônico.
Tratamento indicado para o bigode chinês
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico já é produzido pelo nosso organismo, estando presente em várias partes do corpo. Ele atua auxiliando na lubrificação de nossas articulações, por exemplo. Mas ainda a sua maior parte está concentrada em nossa pele favorecendo elasticidade e sustentação. O que acontece com todas as pessoas é que, com o passar dos anos, a produção natural do ácido hialurônico diminui. Devido a esse acontecimento (temido pela maioria das pessoas), a pele se torna mais flácida e aparecem as rugas.
Em decorrência disso, entre os tratamentos, o uso do ácido hialurônico é o mais indicado, tanto para preencher os sulcos localmente, como para ser aplicado em pontos estratégicos da face. Esse procedimento não requer procedimento cirúrgico, já que o ácido hialurônico é injetado por meio de microcânulas em pontos estratégicos. Isso permite reposicionar estruturas faciais e promover a tração da pele na região
Por meio do preenchimento facial, é feita a aplicação de ácido hialurônico com o objetivo de repor essa substância e rejuvenescer a região tratada. Dessa forma, o procedimento tem melhor aceitação pelo organismo e é menos arriscado à saúde do que outras técnicas.
Como é feito o procedimento?
O procedimento com ácido hialurônico é realizado no consultório. Inicialmente aplica-se uma pomada anestésica no local ou faz-se um bloqueio anestésico intradérmico injetável. Em seguida o ácido é aplicado na região por uma cânula e o procedimento é indolor. Uma vantagem do preenchimento com o acido hialurônico é que no momento da aplicação você já nota o resultado, e com o passar dos dias o resultado é mais visível.
O que é preciso evitar depois do procedimento?
Devem ser evitadas atividades físicas nas 24 horas após o preenchimento, pois a falta de repouso pode interferir no aparecimento de hematomas ou edemas em excesso. Também é recomendável evitar sol.
Qual a duração desse procedimento com ácido hialurônico?
Uma vantagem do preenchimento com o acido hialurônico é que no momento da aplicação você já nota o resultado, e com o passar dos dias o resultado é mais visível.
Esse procedimento dura cerca de nove meses, variando com a idade e pele do paciente. O ácido hialurônico é totalmente absorvido pelo organismo e permanece na pele em torno de um ano. Após esse período, se considerar necessário, você pode fazer uma nova aplicação.