Você já observou em uma mulher mais velha, com a pele bonita e saudável, mas quando reparou no pescoço estava todo enrugado? Isso acontece porque a maioria das mulheres não tem o hábito de cuidar também do pescoço.
Não é só a pele da face que costuma revelar a idade: o pescoço também sofre com o passar dos anos apresentando uma pele mais flácida devido à queda da produção de colágeno. Por isso hoje vamos falar um pouso sobre alguns tratamentos específicos para essa região.
O envelhecimento da pele
Envelhecer é algo muito natural. O tempo passa e a tendência da nossa pele é ficar flácida ou para deixar o termo bem leve, mais “relaxada”.
Além de o nosso próprio corpo ir se desgastando naturalmente com a idade, outros fatores também contribuem para o acentuamento de certos sinais da velhice.
A exposição aos raios solares é um deles: dependendo do tempo e da intensidade com que somos atingidos, os mesmos danificam as fibras dérmicas e elásticas da pele com mais rapidez.
Além dele, temos fatores como o estresse mecânico!
Também chamado de tech neck ou pescoço tecnológico, trata-se da formação de rugas horizontais no pescoço – famosos colares de Vênus – formados devido ao excesso de utilização do pescoço por olharmos tanto para baixo (mexendo em celulares e tablets).
A maneira como dormimos, às vezes de bruços, de barriga pra baixo ou com a cabeça virada de lado também ajuda na formação das rugas horizontais.
Mas tenho uma ótima notícia!
Ainda que não tenha sido realizada uma prevenção desde cedo e a flacidez na área do pescoço tenha começando a despontar, o tratamento ainda é passível de ser feito.
Então vamos a eles!
1. LIFTING DE PESCOÇO COM TOXINA BOTULÍNICA – EFEITO NEFERTITI
Trata-se da toxina botulínica injetada no platisma, um músculo existente na região do pescoço, indo da mandíbula até a clavícula. Este músculo comunica-se intimamente e mistura-se superiormente com a musculatura de toda a face. Pontos de toxina botulínica dispostos na linha da mandíbula e próximos ao ângulo da boca diminuem a contração do músculo platisma, que age tracionando a boca e o terço inferior da face para baixo. Com o bloqueio de sua ação, o vetor de contração da musculatura direciona-se superiormente, o que literalmente suspende a musculatura do terço médio e inferior da face. Além dos efeitos de bloqueio muscular, ocorre também uma diminuição da secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas bem como uma diminuição da contração da musculatura mais superficial da pele, o que contribui para melhorar o aspecto dos poros dilatados. Com este tratamento o principal efeito é o chamado “efeito Nefertite”, ou o “alongamento” do pescoço.
O efeito realmente ocorre, e é exuberante em alguns casos. Quando ocorrem os primeiros sinais de envelhecimento da linha da mandíbula e pescoço, com a queda de elementos estruturais da face aí localizados, o procedimento está bem indicado.
2. Bioestimuladores de colágeno
A bioestimulação consiste em injetar na pele, por meio de cânulas, substâncias como o ácido polilático (Sculptra) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e espalhá-las por toda a extensão do pescoço enrugado.
Essas substâncias são previamente diluídas e possuem a capacidade de estimular a produção de colágeno e assim tonificar a pele.
Dependendo do grau de flacidez, podem ser necessárias 3 sessões com intervalo mensal podendo ser intercaladas. A escolha de como isso será feito vai depender do grau de comprometimento do pescoço e idade do paciente.
A melhora normalmente torna-se visível 40 dias após a segunda aplicação, que é o tempo necessário para a maturação do colágeno.
3. Microagulhamento
É um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que podem inclusive estar dispostas em um rolo (que pode conter até 540 agulhas), para facilitar sua aplicação.
Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentam a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentando a absorção de alguns medicamentos aplicados diretamente na pele, o chamado drug delivery.
Geralmente são necessárias 3 aplicações com intervalos de 30 dias.
4. Skinbooster
A nossa pele quando jovem é caracteristicamente lisa e elástica, pois contém ácido hialurônico, uma substância natural do organismo que preenche os espaços entre as células. No entanto, com o avanço da idade, a quantidade de ácido hialurônico diminui, reduzindo a hidratação e a elasticidade da pele e contribuindo para o surgimento das rugas.
Felizmente essa substância pode ser reposta. As aplicações podem ser feitas em curtos espaços de tempo, como o horário de almoço, e depois você pode seguir sua rotina habitual. Além disso, não há a necessidade de se fazer testes prévios e você poderá ver os resultados instantaneamente.
A boa notícia é o lançamento do Restylane Vital, que possibilita a aplicação de ácido hialurônico em regiões de difícil tratamento, como pálpebra inferior e pescoço, não dando volume, apenas hidratando o local.
O Restylane Vital é um gel de ácido hialurônico não animal que promove a hidratação dérmica profunda, permitindo a umidificação de dentro para fora, melhorando o tônus cutâneo e o aspecto da pele. Ele ajuda a restaurar o ácido hialurônico do corpo, atraindo água para a superfície facial e melhorando a textura, o tônus e o aspecto da pele. Ou seja, o Restylane Vital estimula a produção de colágeno, o que gera o rejuvenescimento.